sexta-feira, 12 de junho de 2009

Homo bios?[1]

Leonardo Biazus[2]

Num dia desses, enquanto navegava pela internet, refletia sobre uma coisa interessante: quanta tecnologia! Uso minha webcam, msn, orkut... Se quiser, posso conversar com pessoas do outro lado do mundo. Pensar que, a bilhões de anos atrás, o homem esfregava pedaços de madeira para aquecer-se! É... o homem evoluiu e continua evoluindo. Creio que, daqui a algum tempo, a denominação “homo sapiens” precisará de alterações. Quem sabe “homo bios”?
“Homo bios”? O que é isso? É o homem vida, ou melhor, preocupado com a vida. O homem que respeita a dignidade de tudo o que o cerca. Que não maltrata a enorme casa onde vive. Que tem consciência e sabe que vive em um ecossistema riquíssimo, porém, que precisa de cuidado. O homem que conhece os malefícios das queimadas, da derrubada de árvores e da poluição da atmosfera. Por isso, ele não pratica tais atitudes, e busca conscientizar sobre a vida aos que o rodeiam.
É o homem que acredita no poder gerador da vida. Compreende que as relações com os seres com quem mora precisam ser de amor e carinho. Acredita que economizar água e luz, separar o lixo e buscar a sustentabilidade do Planeta são sim alternativas fundamentais. O homem que busca o consumo alternativo, que usa produtos reciclados e que prefere caminhar ao invés de sair de carro.
Ops! Já é hora de acordar! Não posso viver de sonhos e utopias. Porém, todo dia precisamos nos desafiar a ser um pouquinho “homo bios”, pois, se a situação de nosso Planeta continuar desta forma, tão logo, seremos chamados de “homo extintus”.

[1] Crônica apresentada ao Instituto Superior de Filosofia Berthier, para o Projeto: Crônicas Filosóficas.
[2] Acadêmico do I semestre (2009) do curso de Bacharelado em Filosofia do Instituto de Filosofia Berthier (IFIBE).

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois estamos numa era de despertar. Assim como eu, várias pessoas estão colocando as mãos na cabeça e se perguntando o que realmente tem valor. Sendo que isto é o fundamental e não ensinado nas escolas tanto publicas quanto particulares. O fator educação no Brasil precisa ser muito melhorado para fazer com que os alunos sejam novos pensadores mesmo e não clones fissurados na televisão e mídias sensacionalistas. Assim podemos nos tornar seres melhores e nos preocupar mais com os outros.

Anônimo disse...

Enquanto esta geração se preocupar com tecnologias avançadas e não procurar usa-las para seu próprio crescimento, intelectual vamos continuar vivendo com pessoas copiadoras de idéias, sem evolução, sem criticas construtivas. Que ajudem a melhorar o mundo, a educação a capacidade e potencialidade de pensar precisamos parar de pensar só em nós mesmos e fazer algo que incentive a leitura e evolução de pensamentos diferenciados, que nos ajudarão a criar pensamentos e criticas próprias, e formar a cada dia mais pensadores e não e copiadores de idéias.

Unknown disse...

Amei.....Gostaria de receber muito mais dessãs idéia. ...Facebook claudiobariri28@gmail.com