terça-feira, 10 de abril de 2012

PROJETO BOMBEIRO MIRIM                                             

Em meio a diferentes realidades sócio-culturais de jovens da sociedade de Passo Fundo, vê-se o quanto é importante integrar e valorizar os mesmos, sem distinção de classe econômica, cor, etnia ente outros.
            Entre as várias iniciativas, está o Programa Bombeiro Mirim, que teve seu início no dia 04 do mês de setembro de 2004. Este é uma parceria da Prefeitura Municipal de Passo Fundo através da Secretaria Municipal de Assistência Social, SEMCAS, da Congregação de Nossa Senhora (Notre Dame) e o 7º Comando Regional de Bombeiros. Atende 80 meninos com idade de 13 a 16 anos em turno inverso ao da escola, que de alguma forma estejam em situação de risco e/ou de vulnerabilidade social.
            O objetivo do programa segue um conjunto de princípios norteadores, que auxilia na formação e integração do adolescente. Isto se dá através de atividades como: oficinas de música, informática, horta, jardinagem, capoeira, artesanato, educação física, marcenaria (os objetos feitos são destinados a venda) e aulas sobre valores.
            O projeto é totalmente gratuito. Os alunos recebem passagens, uniformes, lanches, e uma sacola básica, que é retirada pela família em uma reunião mensal. O horário de Funcionamento é das 8h às 11h e 13h30min às 16h30min, de segunda-feira a quinta-feira no antigo Quartel Militar. Nas sextas-feiras, o projeto é realizado no 7º Comando Regional de Bombeiros.
            Algumas dificuldades são enfrentadas pelo programa, entre elas: a falta de recursos que impede a ampliação do projeto; a adaptação dos jovens, alguns têm maior dificuldade em relacionar-se com o outro.Trabalhar com o Ser Humano não é como trabalhar com uma máquina. Cada um reage de uma forma.”
            Desde o início do programa, aproximadamente 400 adolescentes já foram atendidos, tendo em vista que os mesmos têm a possibilidade de resgatar e fortalecer vínculos familiares e comunitários, de serem incluídos e protegidos socialmente e um contato mais próximo do mercado de trabalho. Após completarem a idade limite, o programa procura encaminhá-los para cursos, estágios, de maneira que não os deixem sem perspectiva de futuro.
            É de suma importância ressaltar que o projeto não tem função de creche e nem desobriga o cuidado dos pais com seus filhos. Outro cuidado que é com a frequência dos jovens na escola, para receberem a sacola básica, os pais devem apresentar atestado de frequência dos estudantes e devem comparecer nas reuniões mensais. Portanto, a participação da família é imprescindível.
            O projeto Bombeiro Mirim de Passo Fundo ao mesmo tempo em que retira os jovens da rua (de um possível contato com as drogas e/ou com o mundo do crime), prepara os mesmos para exercerem um papel ético, social e moral na sociedade, para que melhor possam conviver com o próximo e assim trabalharem para a construção de um novo amanhã.

Como ajudar? Doando roupas quentes, meias, tênis, alimentos, material escolar. Na declaração de imposto de renda, as pessoas também podem ajudar, indicando onde quer que uma parte do dinheiro seja investida (direitos da criança e adolescente).

Nenhum comentário: