terça-feira, 24 de novembro de 2009

Defesas de monografias

Na noite de quinta-feira (19/11) teve início ao processo de defesa pública de Trabalho Monográfico de Conclusão do Curso dos concluintes do Curso de Bacharelado em Filosofia do IFIBE. Estão previstas cerca de vinte bancas. Na primeira noite foram defendidos três trabalhos.
A primeira banca foi sobre “O sentido político da aprendizagem em Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire”, do aluno Jacenir Inácio Baréa. O trabalho foi orientado pelo professor Júlio César Werlang e teve como membros da banca, além do orientador, os professores José André da Costa e Iltomar Siviero.
A segunda banca foi sobre o tema “A fundamentação da liberdade em Para uma ética da libertação latino-americana de Enrique Dussel”, do aluno Marciano Pereira. O trabalho foi orientado pelo professor Iltomar Siviero e teve como membros da banca, além do orientador, os professores João Wohlfart e Alexander Jaeger.
A terceira banca foi sobre o tema “A justificação do acolhimento ético do outro em Totalidade e Infinito de Emmanuel Levinas”, do aluno Anderson Fontes Dias. O trabalho foi orientado pelo professor José André da Costa e teve como membros da banca, além do orientador, os professores Iltomar Siviero e João Wohlfart.
Haverá sessões de defesa também no dia 20 e 21 e nos dias 24 e 25 de novembro. As sessões são abertas a todos os interessados e ocorrem a partir das 18 horas no Auditório Enrique Dussel, no IFIBE.

Na noite de sexta-feira (20/11) ocorreu a segunda noite do processo de defesa pública de Trabalho Monográfico de Conclusão do Curso dos concluintes do Curso de Bacharelado em Filosofia do IFIBE. Foram defendidos quatro trabalhos.

O primeiro trabalho, de autoria de Franciel Risson Bachi, foi sobre “A construção do sujeito em História da Sexualidade de Michel Foucault". O trabalho foi orientado pelo professor Valdevir Both e teve como membros da banca, além do orientador, os professores Maicon Rodrigo Rossetto e Iltomar Siviero.

O segundo trabalho, de Adriano André Maslowski, foi sobre “Análise crítica da sociedade industrial tecnológica em A ideologia da sociedade industrial de Herbert Marcuse". O trabalho foi orientado pelo professor Maicon Rodrigo Rossetto e teve como membros da banca, além do orientador, os professores José André da Costa e Valdevir Both.

O terceiro trabalho, de Giovani Momo, foi sobre "A fundamentação ética da responsabilidade ante a técnica em O princípio responsabilidade de Hans Jonas”. O trabalho foi orientado pelo professor Robinson dos Santos, ex-professor do IFIBE e atualmente professor na UFPel e teve como membros da banca, além do orientador, os professores Júlio César Werlang e João Wohlfart.

O quarto e último trabalho da noite, de Fernando Rempel, foi sobre "A liberdade em Jean-Jacques Rousseau. Foi orientado pelo professor Maicon Rodrigo Rossetto e teve como membros da banca, além do orientador, os professores Robinson dos Santos e João Wohlfart.

Haverá novas sessões de defesa nos dias 24 e 25 de novembro. As sessões são abertas a todos os interessados e ocorrem a partir das 18:30 horas no Auditório Enrique Dussel, no IFIBE.

Nenhum comentário: