quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SEMINÁRIO
LEI DA ANISTIA: 30 ANOS

No dia 28 de agosto de 1979 o Brasil dava um passo importante para a abertura política e o fim do regime militar instalado em 1964 pela sanção da Lei da Anistia. Hoje, 30 anos depois, o Brasil discute o alcance desta lei, especialmente no sentido de saber se os crimes de tortura e as violações de direitos humanos estão ou não incluídas nela. Militantes de direitos humanos, autoridades públicas, pesquisadores e formadores de opinião têm se manifestado contra a abrangência da lei para estes casos. Setores militares, autoridades públicas e formadores de opinião discordam e insistem que a lei perdoou a todos. O Supremo Tribunal Federal deverá se pronunciar sobre o assunto em Ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil. A sociedade está atenta e exige o direito à memória e à verdade como direito humanos. Para debater este tão importante assunto é que será realizado o seminário proposto.

PROGRAMA
Abertura: autoridades e instituições promotoras
Painel: Dr. Paulo Abrão Pires Jr., presidente da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça
Dr. Enrique Padrós, pesquisador e professor da UFRGS
Dr. Mário Maestri, pesquisador e professor da UPF

LOCAL
Plenário da Câmara de Vereadores

DATA
02 de outubro de 2009

HORÁRIO
19:00 às 22:00 horas

PÚBLICO
Aberto à toda a comunidade. Não há custo de inscrição. Haverá certificação de três horas.

PROMOÇÃO
Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF)
Câmara Municipal de Vereadores
Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE)
Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (ITEPA)
Faculdade de Educação (FAED/UPF)
Programa de Pós-Graduação em História (IFCH/UPF)
Faculdade Meridional (IMED)

Seminário sobre o pensamento de Hannah inicia hoje

Apresentação O III Encontro sobre Hannah Arendt é resultado de uma iniciativa de diversos pesquisadores do seu pensamento. A decisão em realizar os encontros foi marcado pela importância de Arendt na atualidade e sua crescente introdução no meio acadêmico, pelo interesse em promover debates sobre os diversos temas relacionados ao seu pensamento e pela possibilidade de realizar encontros entre amigos. O I Encontro foi realizado em na UNIJUÍ (Ijuí-RS) e o II na UNOCHAPECÓ (Chapecó-SC). Já o seminário Temático é resultado de uma inciativa do IFIBE que prevê a realização de um evento por ano, concentrado num filósofo/a. No ano de 2007 teve como centralidade o pensamento de Emanuel Levinas, 2008 de Franz Rosenzweig e 2009 de Hannah Arendt.
IFIBE bem avaliado no ENADE 2008
O Ministério da Educação divulgou nesta sexta (04/09) o resultado do Exame Nacional de Estudantes do Ensino Superior (ENADE 2008). O exame é realizado periódicamente com o objetivo de constituir subsídios para avaliação das Institituições de Ensino Superior e dos Cursos de Graduação de todo o país.
Os estudantes do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) já participaram em duas avaliações: a primeira em 2005 e a segunda em 2008. Em 2005 o curso autorizado estava sendo implementado e, por isso, somente alunos ingressantes fizeram as provas, o que fez com que a instituição tivesse apenas avaliações parciais. O resultado do Enade 2008 já toma em conta o conjunto da avaliação pois participaram das provas, realizadas em novembro do ano passado, 62 estudantes de filosofia do IFIBE, sendo 45 ingressantes e 17 concluintes.
O resultado anunciado pelo MEC informa que, para o caso dos alunos do IFIBE, os ingressantes, alunos que concluiram os primeiros semestres do curso, tiveram média geral de 33,66 e os concluintes, alunos no último ano do curso, tiveram média de 38,04. Estas notas média também ajudaram a constituir o Conceito ENADE que ficou em 4 (numa escala que vai de 1 a 5). O Conceito do Índice de Desempenho dos Discentes (IDD), que compara o resultado dos alunos do IFIBE em comparação com a média atingida pelo conjunto dos estudantes de todo o Brasil que fizeram a prova do ENADE, também ficou em 4 (numa escala de 1 a 5).
A soma de um conjunto de oito quesitos gera o Conceito Preliminar do Curso (CPC). O CPC do IFIBE ficou na faixa 3 (numa escala de 1 a 5), com uma soma contínua de 286. Os componentes deste conceito são: a) titulação dos docentes com doutorado; b) titulação dos docentes com mestrado; c) dedicação integral e parcial dos docentes; d) avaliação da infra-estrutura; e) avaliação da organização didático-pedagógica; f) nota média dos concluintes no Enade; g) nota média dos ingressantes no Enade e h) IDD.
Estes resultados indicam que o Curso de Filosofia do IFIBE está bem avaliado. Em comparação com os resultados do conjunto dos cursos do Rio Grande do Sul (ao todo são 19), o curso do IFIBE ficou entre os quatro melhores no Conceito Enade e no IDD e entre os dez melhores no CPC. No que diz respeito à nota média dos ingressantes e dos concluintes também ficou entre as dez melhores posições. Considerando o conjunto dos cursos do Brasil (em torno de 140), o Curso do IFIBE ficou entre os 30 que apresentaram os melhores resultados no CPC Contínuo.

DICA DE LEITURA

Já está disponível o livro: MULHERES resistência e luta em defesa da vida
Esta obra foi idealizada pelo Movimento de Mulheres Camponesas.


' A memória faz história. E enquanto ainda é tempo, as autoras retomaram pedaços de histórias de mulheres, lembranças contadas, recordações vividas, narrações contidas em velhos livros e documentos e escreveram-nas à sua maneira. Registraram o vivido no passado como herança a ser deixada para as novas gerações. Fizeram uma história camponesa de mulheres. Este é o objetivo do livro "Todas as vidas...".'

Para aquisição entre em contato com a acadêmica Ana Lúcia 54 - 9625.8733 mail:
mmcanak@yahoo.com.br